G20-Líder da ONU elogia pacote e pede foco nos mais pobres

NOVA YORK (Reuters) - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou o compromisso feito por líderes mundiais nesta quinta-feira de dispor 1,1 trilhão de dólares em financiamento para ajudar a economia global, mas disse ser vital que os países mais pobres se beneficiem. Líderes das maiores economias do mundo e de países em desenvolvimento acertaram um pacote de medidas durante cúpula do G20 em Londres. O acordo é visto como crucial para contornar a crise econômica global.

Reuters |

Em comunicado divulgado em Nova York, Ban disse estar satisfeito com o pacote de medidas, que terá o Fundo Monetário Internacional com papel central. "Mas será crucial que uma parcela disto seja destinada aos países mais pobres", disse ele.

Ban disse que é crucial uma ajuda de 300 bilhões de dólares aos países mais pobres nos próximos dois. "O mundo estará vigiando", afirmou.

"Eu também saúdo o compromisso dos líderes do G20 em resistir ao protecionismo", acrescentou Ban.

O líder da ONU também elogiou o reconhecimento da necessidade de chamar a atenção para a segurança alimentar e as mudanças climáticas em planos para combater a crise econômica.

(Reportagem de Claudia Parsons)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG