G20 se reúne sexta-feira em Washington

Os ministros das Finanças do G20, grupos dos países mais industrializados do mundo e das nações emergentes, se reúnem sexta-feira em Washington para tentar uniformizar ainda mais a resposta à crise e fazer um primeiro balanço depois da cúpula do início de abril em Londres.

AFP |

A reunião será precedida por um encontro de ministros das Finanças e presidentes de bancos centrais do G7 (grupo dos países mais ricos do planeta), um encontro clássico no contexto das assembleias anuais do FMI (Fundo Monetário Internacional) e do Bird (Banco Mundial), que serão realizadas este fim de semana em Washington.

"A economia mundial está atravessando sua recessão mais grave em várias gerações. Cada um de nós vem enfrentando desafios diferentes e, portanto, não estamos todos no mesmo barco. Mas estamos todos na mesma tormenta", afirmou o secretário do Tesouro americano, Timothy Geithner.

Os encontros do G20 e do G7 coincidem com a publicação quarta-feira das previsões do FMI sobre a economia mundial: a instituição apontou para uma retração do PIB global de 1,3% em 2009 e uma fraca recuperação de 1,9% para 2010.

Segundo Geithner, as reuniões desta sexta-feira oferecem "uma oportunidade para continuar sobre o impulso dos compromissos assumidos pelo G20 em Londres".

Os dirigentes dos países membros -que geram 87% da riqueza mundial- se comprometeram a cooperar estreitamente para impulsionar a economia mundial e reformar as instituições financeiras.

mj/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG