G20 é o novo fórum global, diz ministro britânico de Comércio

LONDRES (Reuters) - O G20, grupo dos vinte maiores países desenvolvidos e em desenvolvimento do mundo, é agora o principal fórum de tomada de decisões sobre questões econômicas e financeiras, disse o ministro de Comércio britânico, Peter Mandelson, nesta quarta-feira. O G7, grupo das nações mais ricas do mundo --composto por Estados Unidos, Japão, Alemanha, Grã Bretanha, França, Itália e Canadá-- tem tradicionalmente tomado a liderança em assuntos econômicos mundiais.

Reuters |

Mas analistas dizem que este fórum está se tornando rapidamente defasado devido ao surgimento e crescente importância de grandes nações em desenvolvimento como a Índia e a China.

"Isso envolve todo o sistema financeiro global. Isso é precisamente o que o G20, que está no comando de um novo comitê econômico internacional, deve falar seriamente", disse Mandelson à rede de televisão britânica BBC enquanto discutia as mudanças necessárias na regulamentação dos mercados após a crise de crédito.

As nações do G20 se reunirão em Londres no dia 2 de abril para discutir como lidar com a crise financeira e a desaceleração econômica, com nações em desenvolvimento exigindo mais voz na discussão sobre como o sistema financeiro internacional é controlado.

(Reportagem de Matt Falloon)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG