G20 das Finanças: um catálogo de receitas para tirar o planeta da crise

Os ministros das Finanças e banqueiros centrais do G20 listaram uma série de pontos a serem abordados em sua reunião deste sábado em Horsham (Inglaterra), preparatória para a cúpula de chefes de Estado sobre a crise financeira, no dia 2 de abril em Londres.

AFP |

AUSÊNCIA DE CONVOCAÇÃO GERAL DE NOVOS PLANOS DE RESGATE:

- Foi empreendida uma ação coordenada e decisiva para impulsionar a demanda e o emprego.

- A prioridade é restaurar o crédito, enfrentando os problemas do sistema financeiro.

- As medidas excepcionais tomadas até agora em política econômica devem ser aplicadas sem demora. Compromisso para "fazer um esforço da envergadura necessária para restabelecer o crescimento".

OS BANCOS CENTRAIS CONTINUARÃO ESTIMULANDO A ECONOMIA:

- Os países do G20 continuarão recorrendo à política monetária, incluindo o corte das taxas de juros e medidas não-convencionais, "pelo tempo que for necessário" e de forma "compatível com a estabilidade dos preços".

AUMENTO DOS RECURSOS DO FMI PARA AJUDAR OS PAÍSES MAIS FRÁGEIS

- Há uma "necessidade urgente" de ampliar os recursos do Fundo Monetário Internacional (FMI), convidado a avaliar as ações de estímulo fiscal adotadas pelos países.

- Compromisso de ajudar as economias emergentes e em desenvolvimento para que enfrentem a queda dos investimentos estrangeiros.

REFORÇO DA REGULAÇÃO E LUTA CONTRA OS PARAÍSOS FISCAIS

- Reforço da cooperação internacional para prevenir e resolver as crises, em particular, por meio de um sistema de "alerta precoce" do FMI e do Fórum de Estabilidade Financeira.

- Acordo para identificar os paraísos fiscais e elaborar uma "caixa de ferramentas de medidas eficazes" para combatê-los.

- Recomendação de registrar os fundos especulativos e pedir o mesmo às agências de classificação, cujo papel agravou, segundo alguns, a crise das 'subprimes'.

- Necessidade de melhorar as normas contábeis e de uma padronização maior dos mercados derivados de crédito.

bur-fpo/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG