Futuro secretário de Saúde dos EUA é sabatinado no Senado

Tom Daschle, designado pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, futuro secretário de Saúde e Serviços Sociais, compareceu nesta quinta-feira ao Senado americano para ser argüido antes de assumir oficialmente o cargo.

AFP |

Daschle, de 61 anos, é o primeiro membro da futura equipe de Barack Obama a comparecer ante a Câmara Alta do Congresso americano. Hillary Clinton, designada por Obama como futura secretária de Estado, passará pelo mesmo processo na terça-feira.

Daschle era líder da maioria democrata no Senado entre 2001 e 2003, mas perdeu sua cadeira da Dakota do Sul (norte) para os republicanos nas eleições legislativas de 2004.

"É um dos maiores especialistas no sistema de saúde americano", elogiou Obama.

"Mas ele não traz apenas seu amplo conhecimento para esse cargo, ele traz o respeito que conquistou durante seus anos como líder no Congresso. Ele sabe como trabalhar com o outro lado e superar as divisões partidárias", completou Obama.

A nomeação de Daschle deve ser confirmada pelo Senado.

A reforma do sistema de saúde foi uma das grandes promessas de campanha do futuro presidente democrata, que assumirá em 20 de janeiro, em um país onde quase 46 milhões de pessoas não têm cobertura médica.

"Já é hora, este ano, com esta administração, de modernizar nosso sistema de saúde para adaptá-lo ao século XXI, reduzir os custos para as famílias e as empresas e fornecer, enfim, uma cobertura de saúde acessível a todos os americanos", defendeu Obama.

"Alguns vão perguntar como nós podemos nos permitir investir em nosso sistema de saúde em um período tão difícil para a economia. De minha parte, eu coloco uma questão diferente: como nós podemos nos permitir não fazê-lo?", completou Obama.

A última tentativa de reforma da saúde, realizada pelos democratas sob a liderança de Hillary Clinton no governo de seu marido, Bill, fracassou.

col/eg/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG