Futuro estatuto do exército nos EUA no Iraque será apresentado nesta sexta

Um projeto de acordo sobre o futuro estatuto do exército americano no Iraque será apresentado nesta sexta-feira às mais altas autoridades iraquianas, afirmou nesta quinta-feira o ministro das Relações Exteriores iraquaiano, Hoshiar Zebari.

AFP |

O ministro indicou que o documento será apresentado ao Conselho Político para a Segurança Nacional, que agrupa o Conselho presidencial, o primeiro-ministro e os representantes dos principais partidos iraquianos.

"Estamos muito, muito perto de um acuerdo sobre o status futuro das tropas americanas no Iraque", afirmou nesta quinta-feira a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, que fez uma visita surpresa a Bagdá.

Rice se reúne com as autoridades iraquianas no momento em que as negociações sobre o futuro da presença militar americana no Iraque entram na reta final.

As negociações sobre o Sofa (Acordo sobre o Status de Forças), que deveriam ter sido concluídas em 31 de julho, prosseguem a respeito do calendário de retirada exigido pelos iraquianos e do fim da imunidade para os funcionários das empresas de segurança privada.

Atualmente se encontram no Iraque 142.000 soldados americanos e o Conselho de Segurança decidiu em dezembro de 2007 prolongar pela "última vez" o mandato das forças internacionais até 31 de dezembro de 2008.

sl/fp/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG