Washington, 29 dez (EFE).- O futuro chefe de gabinete da Casa Branca, Rahm Emanuel, renunciará à sua cadeira por Illinois na Câmara de Representantes na sexta-feira, informa hoje o jornal The Chicago Tribune.

Emanuel, que trabalhará para o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, enviou uma carta ao governador de Illinois, Rod Blagojevich, na qual diz que renunciará ao mandato de deputado em 2 de janeiro.

A 111ª legislatura do Congresso americano começará em 6 de janeiro e, segundo as leis de Illinois, Blagojevich terá cinco dias para definir uma data para a eleição do sucessor de Emanuel.

Essa escolha, no entanto, deverá ser feita em no máximo 115 dias, de acordo com as leis estaduais.

Além de ter escrito uma carta para o governador de Illinois, Emanuel também já comunicou seus eleitores sobre sua iminente renúncia em uma mensagem eletrônica por telefone, na qual disse que foi "um grande privilégio" representá-los.

A equipe de Emanuel também anunciou nesta segunda-feira que os escritórios do congressista em Chicago e Washington permanecerão abertos aos eleitores mesmo após sua renúncia. EFE mp/sc

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.