Futebol testará uso de mais dois árbitros nas partidas

O órgão internacional que regulamenta as regras do futebol anunciou neste sábado, em uma reunião na Irlanda do Norte, que irá testar o uso de dois árbitros assistentes além dos que hoje acompanham os jogos junto com o juiz principal. Segundo o International Football Association Board (Ifab), os dois novos árbitros assistentes deverão ficar atrás dos dois gols, verificando se são cometidas infrações na área e ajudando a esclarecer gols duvidosos.

BBC Brasil |

De acordo com o repórter da BBC Greg Morsbach, a ideia foi originalmente apresentada pelo presidente da UEFA, Michel Platini, com a explicação de que o uso de dois juízes extras seria melhor para o ritmo de jogo do que adotar replays em vídeo para tirar dúvidas sobre lances duvidosos.

O Ifab pretende fazer os primeiros teste com os dois novos árbitros durante uma temporada de um campeonato europeu, provavelmente em 2011, e só depois decidirá se a mudança será permanente.

França e Itália já se apresentaram como voluntários para testar a inovação, disse Morsbach.

Atualmente, nos jogos de futebol, o árbitro é ajudado por dois assistentes, os bandeirinhas. Em algumas partidas de alto nível há também um quarto árbitro, fora do gramado, que ajuda o juiz principal e entra em campo caso seja necessário substituir um dos árbitros.

Na mesma reunião, o Ifab rejeitou outras propostas de mudanças nas regras do futebol.

Uma delas previa a autorização para a substituição de um quarto jogador nas partidas que fossem para a prorrogação. Atualmente, são permitidas apenas três substituições, independentemente da duração do jogo.

Representantes irlandeses fizeram uma outra proposta descartada - obrigar um jogador que cometesse uma falta a permanecer um período de tempo fora do gramado logo após a infração, deixando o seu time provisoriamente com um a menos.

Tal regra já existe em outros esportes, como o hóquei sobre o gelo.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG