Omar segue rota sem precedentes, diz ambientalista - Mundo - iG" /

Furacão Omar segue rota sem precedentes, diz ambientalista

Caracas, 15 out (EFE) - O furacão Omar está seguindo uma rota nor-nordeste sem precedentes históricos desde que, em 1851, o deslocamento dos furacões pelo Caribe começou a ser registrado, indicou hoje o ambientalista venezuelano Erik Quiroga.

EFE |

"Pela primeira vez desde 1851, segundo os registros, um furacão se forma no norte de Aruba e se desloca em direção a Porto Rico", disse Quiroga à Agência Efe.

O ambientalista venezuelano não quis relacionar o fenômeno com o problema do aquecimento global e a aparente mudança climática no mundo.

Segundo ele, os meteorologistas são quem deve explicar as causas deste fenômeno totalmente incomum e surpreendente, disse.

Quiroga lembrou, no entanto, que a temporada de furacões mais ativa da história foi em 2005, quando ocorreram 14 e também 28 tempestades tropicais.

Nessa temporada, também houve quatro furacões de categoria cinco na escala Saffir-Simpson, entre eles o "Wilma", considerado o mais intenso da história ao alcançar uma pressão barométrica de 882 hPa em seu centro.

Além disso, nesse ano se esgotou a lista de nomes e se estreou o alfabeto grego para nomear até seis tempestades, das quais duas, Beta e Épsilon, adquiriram a categoria de furacão, e a tempestade tropical Zeta durou até os primeiros dias de 2006. EFE rr/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG