Omar ganha força rumo a Porto Rico - Mundo - iG" /

Furacão Omar ganha força rumo a Porto Rico

Miami, 15 out (EFE).- O furacão Omar segue se fortalecendo hoje no nordeste do Caribe ao aumentar seus ventos máximos sustentados para 140 km/h e mantém sua trajetória em direção ao leste de Porto Rico.

EFE |

Nas últimas horas, o furacão aparece mais organizado e com tendência a aumentar sua velocidade de translação que, por enquanto, chega a 20 km/h.

"Omar" mantém uma trajetória nordeste e, seguindo esse caminho, passaria no leste de Porto Rico na madrugada da quinta-feira, embora se espere que possa desviar um pouco mais sua rota.

O Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos, em seu boletim das 15h (Brasília) de hoje, informou que o centro do furacão "Omar" estava próximo da latitude 15,5 graus norte e da longitude 66,6 graus oeste, cerca de 310 quilômetros ao sudoeste de St. Croix e 330 quilômetros ao sul-sudoeste de San Juan de Porto Rico.

"Omar" se desloca para nordeste com uma velocidade de 15 km/h e espera-se que essa trajetória seja mantida nas próximas 48 horas.

Segundo um provável patrão de trajetória, o NHC, com sede em Miami, alertou que o "centro de 'Omar' se movimentará esta noite e amanhã através do norte das Ilhas de Sotavento".

Os especialistas do NHC prevêem que "Omar", um furacão de categoria um na escala de intensidade Saffir-Simpson, que vai a cinco, se fortaleça ainda mais e suba para categoria dois ao atingir as Antilhas.

"Omar" segue gerando intensas chuvas sobre as ilhas de Aruba, Bonaire e Curaçao.

Já a depressão tropical número 16 da temporada de furacões estava, a essa hora, próxima da latitude 15,8 graus norte e da longitude 84,5 graus oeste, cerca de 120 quilômetros ao leste de Limón, em Honduras, e 430 quilômetros ao leste do rio Monkey, em Belize.

O fenômeno se desloca em direção a oeste a uma velocidade de 5 km/h e espera-se que mantenha a trajetória durante as próximas 48 horas.

Especialistas do NHC ressaltaram que o centro da depressão se movimentará "muito perto do litoral norte de Honduras durante as próximas 48 horas".

A depressão apresenta ventos máximos sustentados de 45 km/h e o NHC acredita que "possa se transformar em tempestade tropical hoje à tarde ou à noite". EFE emi/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG