Omar ganha força e sobe para categoria 2 - Mundo - iG" /

Furacão Omar ganha força e sobe para categoria 2

Miami, 15 out (EFE).- Omar se tornou hoje um furacão de categoria dois, com ventos de 170 km/h, enquanto segue sua trajetória em direção às Antilhas Pequenas, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

EFE |

O ciclone se movimenta a 28 km/h e, seguindo a atual trajetória, passará ao leste de Porto Rico, embora a ilha será afetada por fortes chuvas e possivelmente inundações, informou o NHC em seu boletim das 21h (Brasília).

O olho do furacão estava a essa hora próximo da latitude 16,6 graus norte e da longitude 65,1 graus oeste, a cerca de 130 quilômetros do sudoeste de St. Croix e 215 quilômetros ao sudeste de San Juan de Porto Rico.

Espera-se um aumento gradual da velocidade de translação e o NHC previu que o ciclone se movimentará através do norte das Ilhas de Sotavento na madrugada de quinta-feira.

Segue vigente um aviso de furacão (passagem em 24 horas) para as Ilhas Virgens americanas e para as de Vieques, em Porto Rico.

Também há um aviso de furacão para St. Martín, Saba, St.

Eustatius, St. Barthelemy, as Ilhas Virgens britânicas, Anguilla, São Cristóvão e Nevis, Antígua e Barbuda e Montserrat.

Está em vigor uma vigilância de furacão (passagem em 36 horas) para Porto Rico.

"Omar" segue gerando intensas chuvas sobre as ilhas de Aruba, Bonaire e Curaçao.

Já a 16ª depressão tropical da temporada de furacões do Atlântico estava, a essa hora, próximo da latitude 15,3 graus norte e da longitude 85,6 graus oeste, cerca de 55 quilômetros ao su-sudeste de Limón, em Honduras, e a 330 quilômetros do lés-sudeste do rio Monkey, em Belize.

Seus ventos máximos sustentados chegam a 55 km h e, segundo o NHC, nas próximas 48 horas a depressão tropical pode perder intensidade.

O fenômeno se desloca para oeste com uma velocidade de translação de 5 km/h e espera-se que mantenha a atual trajetória durante as próximas 48 horas. EFE esc/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG