Omar avança para o Atlântico sem ameaçar nenhum território - Mundo - iG" /

Furacão Omar avança para o Atlântico sem ameaçar nenhum território

Miami, 16 out (EFE).- O furacão Omar, de categoria três na escala Saffir-Simpson, avança hoje a uma velocidade de 46 km/h em direção a mar aberto do Oceano Atlântico, sem ameaçar nenhum território, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês) dos Estados Unidos.

EFE |

Com ventos de 185 km/h, "Omar" - o sétimo furacão da temporada - passou de madrugada pelas ilhas das Antilhas menores e ao leste de Porto Rico, e mantém uma trajetória em direção ao nordeste.

O fenômeno meteorológico causou fortes chuvas em diversas partes de Porto Rico, mas teve um efeito reduzido, enquanto o maior impacto foi nas Ilhas Virgens, mas ainda não se sabe a magnitude dos danos.

Todos os avisos de tempestade ou furacão foram cancelados e durante as próximas 72 horas o furacão manterá uma forte intensidade, para depois perder força até se tornar uma tempestade.

Às 9h de Brasília de hoje, o olho do furacão estava perto da latitude 20,3 graus norte da longitude 62,4 graus oeste, cerca de 265 quilômetros ao nor-noroeste das Ilhas Sotavento.

Na atual temporada de furacões no Atlântico norte, que começou em 1º de junho e termina em 30 de novembro, houve a formação de 15 tempestades tropicais e sete furacões.

Os meteorologistas da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA) dos Estados Unidos previram que esta temporada seria muito ativa, com a possível formação de 14 a 18 tempestades tropicais, das que entre sete e dez poderiam chegar a se transformar em furacões. EFE esc/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG