Jimena se fortalece e ameaça península mexicana - Mundo - iG" /

Furacão Jimena se fortalece e ameaça península mexicana

(atualiza com relatório de aumento até categoria quatro). México, 30 ago (EFE).- O furacão Jimena passou nesta manhã à categoria quatro na escala Saffir-Simpson (que vai até 5), em frente às costas do Pacífico mexicano, informou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN), que disse que o fenômeno atingirá a península de Baixa Califórnia em 72 horas.

EFE |

Às 10h (12h de Brasília), "Jimena" estava localizado 370 quilômetros a sudoeste de Manzanillo e 375 quilômetros a su-sudoeste de Cihuatlán, nos estados de Colima e Jalisco, respectivamente, indicou o SMN em seu relatório de 11h (13h de Brasília).

O órgão mexicano, que classifica "Jimena" com um índice de periculosidade "severo", disse em seu comunicado que este fenômeno "já é um perigoso furacão" e alertou às autoridades e à população de Baixa Califórnia Sul para "se preparar para a alta possibilidade de impacto de seu centro em 72 horas mais".

O fenômeno atmosférico se desloca a 15 km/h em direção a noroeste e apresenta ventos sustentados de 215 km/h e sequências de 260 quilômetros/hora.

O diâmetro do centro do furacão é de 20 quilômetros, informou o SMN ao ressaltar que "Jimena" uma forte convenção sobre as costas dos estados de Michoacán, Colima e Jalisco, além do oeste de Guerrero.

O SMN recomenda precaução à população dos estados do sul, oeste e centro do país "por chuvas fortes a intensas, com inundações em partes baixas e deslizamentos de terra em zonas de montanha". EFE gt/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG