Jimena se forma na costa mexicana no Pacífico - Mundo - iG" /

Furacão Jimena se forma na costa mexicana no Pacífico

México, 29 ago (EFE).- A tempestade tropical Jimena se transformou hoje em um furacão de categoria um, na escala Saffir-Simpson, em frente à costa do México no Oceano Pacífico, informou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).

EFE |

"Jimena" passou de depressão tropical para tempestade e, finalmente, para furacão, entre a noite da sexta-feira e o meio-dia de hoje, indicou uma fonte do SMN.

O furacão se encontra a 420 quilômetros ao sul-sudoeste de Zihuatanejo e a 415 quilômetros ao sul-sudoeste de Lázaro Cárdenas, nos estados de Guerrero e Michoacán, respectivamente.

Seu índice de periculosidade é considerado "forte", com ventos sustentados de 130 km/h e sequências de 115 km/h, indicou o SMN.

"Jimena" se desloca em direção oeste-noroeste, a 15 km/h.

O SMN prevê que, nas próximas horas, o furacão se afastará do litoral mexicano e estará a 435 quilômetros ao sul-sudoeste de Zihuatanejo e a 455 quilômetros de Lázaro Cárdenas, mas provavelmente com categoria dois, com ventos sustentados de 155 km/h e sequências de 195 km/h.

O organismo recomenda precaução à população dos estados do sul, oeste e centro do país "por chuvas fortes a intensas, com inundações em partes baixas e deslizamentos de terra em zonas de montanhas".

Além disso, recomenda precaução a toda navegação marítima nas imediações do furacão, devido a fortes chuvas e grandes ondas. EFE gt/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG