Jimena perde força e baixa de categoria - Mundo - iG" /

Furacão Jimena perde força e baixa de categoria

México, 2 set (EFE).- O furacão Jimena segue perdendo força e desceu de intensidade para a categoria 2 na escala Saffir-Simpson, de cinco níveis, embora continua sendo muito perigoso, informou hoje o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) do México.

EFE |

"O perigoso furacão 'Jimena', de categoria 2, se movimenta muito perto de Baixa Califórnia Sul, criando tempo muito severo e se debilita paulatinamente", indica o último boletim do SMN, emitido às 4h da manhã de Brasília.

"Jimena" chegou esta madrugada à península mexicana de Baixa Califórnia, enquanto o olho do furacão se encontra a 110 quilômetros ao sul de Puerto Cortés, se aproxima cada vez mais à costa e está previsto que alcance essa localidade nas próximas horas, acompanhado de fortes chuvas, ventos e ressaca.

Os ventos sustentados de 175 km/h e sequências de 210 km/h que acompanham já se estão apresentando no litoral ocidental do município La Paz e eventualmente sobre Los Cabos.

O SMN indica que "Jimena" começou a modificar ligeiramente sua trajetória e velocidade, por se aproximar da parte central do litoral ocidental de Baixa Califórnia Sul.

Nas localidades de Cabo San Lucas e San Jose del Cabo, onde está já batendo a "muralha" do furacão, o Exército mexicano instalou quatro albergues que são atendidos por 120 solados.

Além disso, a Secretaria de Defesa Nacional (Sedena) enviou à zona um avião C-130 com equipe médica para apoiar o trabalho do pessoal militar que participa do Plano DN III, que se aplica em situações de desastre.

No albergue da escola primária Fernando I. Cota Sánchez, em Cabo São Lucas, estão instaladas 207 pessoas, das quais 126 são menores.

EFE mxc-mr/fk

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG