Jimena ganha força e passa para categoria 2 na costa mexicana - Mundo - iG" /

Furacão Jimena ganha força e passa para categoria 2 na costa mexicana

(Atualiza com aumento de categoria do furacão). México, 29 ago (EFE).- O furacão Jimena passou, durante a tarde de hoje, para categoria de intensidade dois, na escala de Saffir-Simpson, que vai até cinco, na costa mexicana no Oceano Pacífico, informou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).

EFE |

"Jimena" passou hoje de tempestade tropical para furacão de categoria um e, às 18h, no horário de Brasília, passou para intensidade dois, com ventos sustentados de 165 km/h e sequências de 205 km/h, indicou o SMN em seu boletim das 19h (horário de Brasília).

O furacão se aproximou da costa mexicana e se encontra a 380 quilômetros ao sudoeste de Lázaro Cárdenas, no estado de Michoacán, e a 400 quilômetros ao sudoeste de Zihuatanejo, em Guerrero, acrescentou o SMN.

Seu índice de periculosidade é considerado "forte" e a zona em alerta abrange as costas dos estados de Guerrero, Michoacán, Colima e Jalisco, que apresentam grandes ondas, vento e chuva, de acordo com o SMN.

O serviço prevê que, nas próximas horas, "Jimena" continuará ganhando força "e pode chegar a ser um furacão maior nas seguintes 24 a 48 horas".

O organismo recomenda precaução à população dos estados do sul, oeste e centro do país "por chuvas fortes a intensas, com inundações em partes baixas e deslizamentos de terra em zonas de montanhas".

Além disso, recomenda precaução a toda navegação marítima nas imediações do furacão, devido a fortes chuvas e grandes ondas. EFE gt/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG