Ike perde força enquanto tempestade Hanna segue rumo aos EUA - Mundo - iG" /

Furacão Ike perde força enquanto tempestade Hanna segue rumo aos EUA

(atualiza com boletim do NHC das 12h, horário de Brasília) Miami, 4 set (EFE) - Ike, um poderoso furacão de categoria 4 na escala de intensidade Saffir-Simpson, perdeu hoje força com queda da velocidade dos ventos de 230 km/h para 220 km/h, enquanto a tempestade tropical Hanna segue sua trajetória em direção à costa sudeste dos Estados Unidos. O Centro Nacional de Furacões americano (NHC, em inglês) informou em seu boletim das 12h (horário de Brasília) que Ike continua sua rota no Atlântico Central e que é cedo demais para determinar quais territórios serão eventualmente afetados pelo furacão. No entanto, os meteorologistas do NHC, com sede em Miami, advertiram de que as Bahamas e as ilhas Turks e Caicos deveriam acompanhar o desenvolvimento do sistema meteorológico. O olho de Ike, que evoluiu rapidamente em menos de seis horas na quarta-feira de uma tempestade tropical para um temível furacão de categoria 4, estava, às 12h, na latitude 23,2 graus norte e na longitude 57 graus oeste 845 quilômetros a nordeste das Pequenas Antilhas. Naquele momento, Ike se movia em direção a oés-noroeste com velocidade de translação de 26 km/h e é esperado um giro gradual para o oeste ou oés-sudoeste nas próximas 48 horas. Espera-se um certo enfraquecimento adicional do extremamente perigoso furacão Ike nas próximas 24 horas, mas os especialistas prevêem que permanecerá como um poderoso furacão durante os próximos dias. Enquanto isso, a tempe...

EFE |

O fenômeno se deslocava em direção ao nordeste com velocidade de 19 km/h e espera-se que mantenha essa trajetória nas próximas 24 horas, com giro nesta sexta-feira para o norte, segundo o NHC.

Segundo um provável padrão de trajetória calculado pelo NHC, o olho de "Hanna" chegará perto do litoral sudeste dos EUA na sexta-feira, para atingir provavelmente algum ponto entre a Carolina do Norte e a Carolina do Sul.

Permanece em vigor um aviso de tempestade (passagem do sistema em 24 horas) para as regiões central e noroeste das Bahamas.

Segue ativo um alerta de furacão (passagem do sistema em 36 horas) desde o norte de Edisto Beach (Carolina do Sul) até a enseada de Ocracoke (Carolina do Norte).

Há um aviso de tempestade desde Edisto Beach em direção ao sul até Altamaha Sound (Geórgia).

Enquanto isso, a tempestade tropical "Josephine" se enfraqueceu ligeiramente e tem ventos máximos sustentados de 85 km/h.

"Os ventos dos níveis superiores não são favoráveis para que se fortaleça de forma significativa", indicou o NHC.

"Josephine" se encontra a oeste das ilhas de Cabo Verde, na África, e se desloca em direção ao oés-noroeste com uma velocidade de translação de 17 km/h.

Na atual temporada de furacões do Atlântico, que vai de 1º de junho a 30 de novembro, já se formaram dez tempestades tropicais, das quais cinco viraram furacões. EFE emi/wr/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG