Ike avança rumo às Bahamas e tempestade Hanna se aproxima dos EUA - Mundo - iG" /

Furacão Ike avança rumo às Bahamas e tempestade Hanna se aproxima dos EUA

Miami, 5 set (EFE).- O furacão Ike, de categoria 3 e com ventos de 185 km/h, avança em direção às Bahamas, enquanto a tempestade tropical Hanna já faz chover forte na costa sudeste dos Estados Unidos.

EFE |

Segundo o boletim das 21h (de Brasília) do Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos, com sede em Miami, são esperadas "algumas oscilações" na intensidade do "Ike" nas próximas 24 horas, mas a previsão é que ele fique mais forte quando chegar perto das Bahamas.

No momento, o fenômeno se desloca para oés-sudoeste a 24 km/h, mas girará para oeste ou sudoeste esta noite e no sábado.

Caso continue nesta trajetória, o "Ike" passará perto ou sobre o sudeste das Bahamas ou as ilhas Turks e Caicos amanhã à noite, razão pela qual ambas as localidades estão sob vigilância (passagem do sistema em 36 horas).

O ciclone também ameaça Cuba e o sul do estado da Flórida, de acordo com as previsões para cinco dias do NHC.

"Cuba e o sul da Flórida, especialmente a região de Florida Keys, devem observar com atenção o progresso do perigoso furacão", que pode atingir entre segunda e terça-feira, disse o centro de Miami.

Por sua vez, as fortes chuvas provocadas pelas bandas externas da tempestade "Hanna", com ventos máximos constantes de 110 km /h, já estão chegando à costa da Carolina do Sul e da Carolina do Norte.

Ainda segundo o NHC, "só um pequeno aumento na velocidade dos ventos pode transformar a 'Hanna' em um furacão", razão pela qual é preciso estar atento.

A "Hanna" se desloca com rapidez a 32 km/h e seu olho cruzará a costa sudeste dos Estados Unidos no sábado de manhã.

Por conta disso, está em vigor um aviso de tempestade tropical (passagem em 24 horas) para a costa leste dos EUA, da Flórida até Nova Jersey, incluindo a baía de Chesapeake, Tidal Potomac - em Washington D.C.- e a baía de Delaware.

Também continua valendo um aviso de tempestade de Altamaha Sound, na Geórgia, até Chincoteague, na Virgínia, incluindo Pamlico e Albemarle Sounds.

Há ainda uma vigilância de furacão do norte de Edisto Beach (Carolina do Sul) até Currtuck Beach Light (Carolina do Norte), incluindo Pamlico Sound.

Quanto à tempestade "Josephine", o NHC informou que ela voltou a perder forçae apresenta ventos máximos constantes de 65 km/h. EFE sob/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG