Hanna ganha força enquanto ruma ao sudeste das Bahamas - Mundo - iG" /

Furacão Hanna ganha força enquanto ruma ao sudeste das Bahamas

Miami, 1 set (EFE) - O furacão Hanna ganhou força hoje enquanto passava pelo sudeste do arquipélago das Bahamas, após seus ventos máximos sustentados aumentarem para 130 km/h, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, em inglês).

EFE |

"Hanna" é um furacão de categoria 1, a mínima na escala de intensidade Saffir-Simpson, que vai até 5.

Foi emitido um alerta de furacão (passagem do sistema em 24 horas) para o centro e sudeste das Bahamas e as ilhas Turks e Caicos, indicou no NHC no boletim de 18h (em Brasília).

"Os residentes do leste de Cuba, o noroeste das Bahamas e Flórida (EUA) devem acompanhar com muita atenção o desenvolvimento deste sistema", afirmaram os meteorologistas.

O quarto furacão da temporada do Atlântico esteve vagueando pelas últimas horas, mas se prevê que se desloque para o su-sudoeste a 6 km/h hoje à noite.

"Hanna" se formou no mesmo dia em que o furacão "Gustav" tocou terra no litoral da Louisiana (EUA) como categoria dois com ventos de 175 km/h, e quando a nona depressão tropical se transformou na tempestade "Ike".

Na atual temporada de furacões no Atlântico (de 1º de junho a 30 de novembro) foram formadas nove tempestades e quatro furacões.

Os meteorologistas da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA, em inglês) informaram, em agosto, que esta temporada seria muito ativa, com a possível formação de 14 a 18 tempestades tropicais, das quais entre sete e 10 pode chegar a ser furacões. EFE so/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG