Gustav põe Cuba em alerta - Mundo - iG" /

Furacão Gustav põe Cuba em alerta

Havana, 26 ago (EFE).- O diretor de previsões do Instituto de Meteorologia de Cuba, José Rubiera, anunciou que o furacão Gustav, que se desloca hoje pelo Caribe rumo ao Haiti, se tornou bastante perigoso para todo o país.

EFE |

Segundo o instituto, "Gustav" ganhou força hoje e, às 13h (Brasília) estava a cerca de 350 quilômetros do sudeste de Guantánamo, no extremo oriental de Cuba, e "agora seus ventos máximos sustentados são de 150 km/h, com seqüências superiores".

O ciclone "se tornou bastante perigoso para todo o país, fundamentalmente para o leste de Cuba e, após alguns dias, a ameaça seria para a parte oeste", disse Rubiera.

É possível que "Gustav" percorra a costa sul de Cuba como furacão de nível 3 e 4 na escala Saffir-Simpson e, alguns especialistas, acreditam que possa chegar ao nível 5, número máximo.

As autoridades cubanas alertaram sobre o perigo de chuvas intensas em zonas montanhosas e no litoral sul, com possíveis inundações e deslizamentos de terra desde a manhã de quarta-feira, especialmente nas províncias de Guantánamo e Holguín.

Segundo a imprensa oficial local, já foram listados albergues, transportes, alimentos, remédios e médicos que, em uma situação de emergência, poderiam ajudar a evitar mortes. EFE am/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG