Gustav obriga evacuação de 4.250 pessoas na República Dominicana - Mundo - iG" /

Furacão Gustav obriga evacuação de 4.250 pessoas na República Dominicana

Santo Domingo, 26 ago (EFE).- Um total de 4.

EFE |

250 pessoas foram retiradas de suas casas preventivamente na República Dominicana durante as últimas horas por causa da passagem do furacão "Gustav" pelo país, onde hoje foi declarada situação de alerta vermelho em 19 províncias.

O diretor da Defesa Civil, Luis Luna Paulino, disse à Agência Efe que até o momento não aconteceram registros de mortos nem de feridos e acrescentou que os mecanismos de prevenção estão em alerta diante de possíveis inundações e deslizamentos de terra.

Luna Paulino destacou que "a região sul do país é a mais afetada" e acrescentou que, de acordo com o Escritório Nacional de Meteorologia dominicano (Onamet, em espanhol), o país não será atingido diretamente pelo furacão, mas os efeitos de seus ventos e da chuva serão sentidos.

"O perigo para nós são as inundações, o transbordamento dos rios e os deslizamentos de terra", declarou.

Por causa desta situação, as autoridades declararam alerta vermelho no Distrito Nacional e nas províncias de Barahona, Pedernales, Independencia, Elías Piña, Santo Domingo, San Cristóbal, Dajabón, San José de Ocoa, San Pedro de Macorís, Bahoruco, Azua, Peravia, San Juan, Duarte, Monte Plata, Sánchez Ramírez, Monseñor Nouel e La Vega.

As aulas foram suspensas nestes locais e os lugares que correm risco de sofrer inundações são Santo Domingo, Azua, San Pedro de Macorís, San Cristóbal, Pedernales, Barahona e San Juan.

Os habitantes retirados destas regiões foram levados para abrigos ou estão em casas de parentes.

"Gustav", o terceiro furacão da temporada atlântica, apresenta ventos máximos sustentados de 150 quilômetros por hora e se movimenta em direção ao noroeste com velocidade de 15 quilômetros por hora, segundo o Centro Nacional de Furacões americano (NHC, em inglês).

O olho de "Gustav", que pode ganhar força e chegar à categoria 2 na escala Saffir-Simpson, que vai até 5, deve passar pelo Haiti nas próximas horas. EFE jsm/wr/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG