Gustav força evacuação em áreas de risco do leste de Cuba - Mundo - iG" /

Furacão Gustav força evacuação em áreas de risco do leste de Cuba

Havana, 26 ago (EFE).- As autoridades cubanas começaram a evacuar hoje as áreas das províncias do leste da ilha que correm risco de sofrerem inundações por conta do furacão Gustav, cujas chuvas e ventos devem começar a atingir a região a partir desta quarta-feira.

EFE |

Segundo a agência estatal "AIN", em Holguín "famílias que vivem em áreas passíveis de serem inundadas" foram transferidas para abrigos ou casas de parentes.

Pessoas que estavam de férias em praias, acampamentos e outras instalações também tiveram que buscar refúgio.

O Instituto de Meteorologia anunciou que, a partir de amanhã, haverá chuvas "fortes e localmente intensas" nas províncias de Guantánamo e Holguín. Depois, o mau tempo se estenderá para outras regiões, sobretudo para as áreas montanhosas e do litoral sul, às quais leverá "riscos de inundações e deslizamentos de terra".

"Esta noite, começarão fortes ressacas nas praias do leste, com possíveis inundações litorâneas na cidade de Baracoa. Também há grande probabilidade de que amanhã ocorram inundações litorâneas no litoral sul de Guantánamo e em Santiago de Cuba", acrescenta o último boletim do centro meteorológico.

O diretor de previsões do instituto, José Rubiera, anunciou aos seus compatriotas, pela televisão estatal, que o furacão "torna-se muito perigoso para todo o país, especialmente para o oriente, e, daqui a alguns dias, para a parte ocidental".

Teme-se que o "Gustav", o terceiro furacão da atual temporada do Atlântico, passe pela costa sul de Cuba como furacão de nível 3 ou 4 na escala Saffir-Simpson, que vai até 5. EFE am/bm/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG