Dolly se movimenta rumo ao interior do Texas - Mundo - iG" /

Furacão Dolly se movimenta rumo ao interior do Texas

Miami, 23 jul (EFE).- O furacão Dolly, que atingiu South Padre Island, no Texas, com ventos máximos sustentados de 160 km/h, avança em direção ao interior do estado americano, informou hoje o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

EFE |

Segundo meteorologistas do NHC, o olho de "Dolly" atingiu às 15h (Brasília) de hoje South Padre Island.

A intensidade dos ventos de "Dolly", o segundo furacão da temporada atlântica, diminuíram para 150 km/h, com rajadas mais fortes, segundo o boletim das 15h (Brasília) de hoje.

"Dolly" é um furacão de categoria um na escala de intensidade de Saffir-Simpson, que vai até cinco, e "é esperado um enfraquecimento gradual à medida que o olho avance rumo ao interior", assinalaram os especialistas.

Permanece em vigor um alerta de furacão (passagem em 24 horas) para a costa sul do Texas e para o nordeste do litoral mexicano.

O furacão se desloca em direção oeste-noroeste a uma velocidade de 11 km/h e se prevê que "o olho do ciclone se desloque pelo extremo sul do Texas na tarde de hoje".

"Dolly" pode gerar, em sua passagem, fortes chuvas que desencadeariam inundações em amplas áreas do sul do Texas e no nordeste do México.

O NHC advertiu também sobre a possibilidade de que se produzam hoje tornados isolados em zonas do sul do Texas.

Durante a presente temporada atlântica, que começou em 1º de junho e termina em 30 de novembro, se formaram quatro tempestades tropicais, "Arthur", "Cristóbal", "Bertha" e "Dolly", sendo que as duas últimas se transformaram em furacões.

Os meteorologistas prevêem que a temporada será "ligeiramente mais ativa" que o normal, com a formação de entre seis e nove furacões e de 12 a 16 tempestades tropicais. EFE emi/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG