Bill ganha força e ameaça se transformar em ciclone - Mundo - iG" /

Furacão Bill ganha força e ameaça se transformar em ciclone

Miami, 17 ago (EFE).- O primeiro furacão da temporada da bacia atlântica, Bill, ameaça se transformar em um poderoso ciclone com ventos superiores a 178 km/h na quarta-feira, segundo a previsão de meteorologistas dos Estados Unidos.

EFE |

O ciclone mantém ventos superiores máximos de 150 km/h, pelo que ainda é um furacão de categoria um na escala de intensidade Saffir-Simpson, de um máximo de cinco, informou hoje o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) em seu boletim das 18h (de Brasília).

O fenômeno, porém, deve alcançar categoria três enquanto se desloca sobre as quentes águas do Atlântico, que são o "combustível" dos furacões.

O centro de "Bill" se encontrava perto da latitude 14,6 graus norte e longitude 46,7 graus oeste, 1.570 quilômetros a leste das Pequenas Antilhas.

O furacão se movimenta em direção oés-noroeste a 26 km/h e as previsões para cinco dias o localizam muito perto do arquipélago das Bermudas.

A depressão tropical "Ana" se dissipou, e, por isso, todos os Governos que tinham emitido alertas por sua presença os suspenderam.

"Ana" agora é uma baixa pressão e seus remanescentes estavam localizados perto da latitude 17,5 graus norte e longitude 68 graus oeste, 225 quilômetros a oés-sudoeste de San Juan de Porto Rico e a 230 quilômetros de Santo Domingo, na República Dominicana, indicou o NHC.

A depressão tropical "Claudette" também se dissipou após tocar terra hoje como tempestade perto de Fort Walton Beach, no noroeste da Flórida, e a imprensa americana atribuem ao fenômeno a primeira morte da temporada de furacões no Atlântico.

Um jovem de 20 anos aparentemente morreu afogado quando tentava aproveitar as fortes ondas geradas por "Claudette" para surfar.

"Claudette" se transformou na primeira tempestade tropical deste ano a tocar terra nos Estados Unidos. Os ventos de 80 km/h atingiram a zona noroeste da Flórida, conhecida como o Panhandle, acompanhados de fortes chuvas. "Claudette" produziu pelo menos um tornado nessa região.

O sistema, que se formou subitamente no domingo frente à chamada costa Esmeralda de Florida, também arrojou copiosas chuvas no sul do Alabama e no nordeste de Mississipi. EFE so/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG