Furacão Paloma ganha força e continua avançando rumo a Cuba

HAVANA - O furacão Paloma ganhou força durante a noite e continua avançando em direção a Cuba, agora com ventos máximos sustentados de 130 km/h, anunciou hoje o Instituto de Meteorologia da ilha.

EFE |

O último aviso de ciclone do Instituto ressalta que os cubanos devem dar maior atenção à evolução e à trajetória do furacão, pois ele "representa uma ameaça potencial para as províncias centrais e do leste" da ilha.

AFP

Foto de satélite mostra Paloma em direção a Cuba

Às 6h (9h, horário de Brasília), o centro de Paloma estava em 18,1 graus de latitude norte e 81,7 graus de longitude oeste, cerca de 140 quilômetros a su-sudoeste de Caimán Grande e a 400 do oeste de Montego Bay, na Jamaica.

O aviso de ciclone indica que este furacão, o oitavo da temporada no Atlântico, tem categoria um na escala de intensidade Saffir-Simpson (que vai até cinco) e se desloca rumo ao norte a 15 km/h.

O Instituto de Meteorologia prevê que nas próximas 12 a 24 horas ele "continuará ganhando mais intensidade e se deslocará com semelhante rumo e velocidade de translação, inclinando sua trajetória para nordeste hoje à noite ou no sábado".

A Defesa Civil cubana decretou ontem, em todo o país, a chamada "fase informativa", primeiro nível de alerta.

Os responsáveis governamentais devem garantir "a proteção da população e os recursos econômicos em áreas de risco, com ênfase nas pessoas e instalações afetadas pela passagem dos recentes furacões", diz um comunicado da Defesa Civil.

Desastres

Os furacões "Gustav" e "Ike" atingiram Cuba no final de agosto e início de setembro, causando sete mortes e deixando dezenas de feridos e perdas calculadas em US$ 8,6 bilhões.

Diante da ameaça de Paloma, foi adiado o 7º Congresso do Comitê de Defesa da Revolução (CDR), que analisa cada povoado e bairro e que estava previsto para fim de semana, informaram fontes oficiais.

Leia mais sobre Paloma

    Leia tudo sobre: furacãopaloma

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG