MÉXICO - O furacão Norbert diminuiu hoje a intensidade de seus ventos, caindo da categoria 4 para a 3 na escala Saffir-Simpson, e continua sua trajetória em direção ao noroeste do México, informou o Serviço Meteorológico Nacional mexicano (SMN).

Em seu mais recente boletim, o SMN informou que, nesta madrugada, Norbert estava 650 quilômetros a sudoeste de Cabo San Lucas, um balneário no estado da Baixa Califórnia Sul, e 210 a sudoeste de Isla Socorro, no estado de Colima.


Imagem mostra Norbert se aproximando do México na quarta-feira / AP

Apesar da queda do furacão na escala Saffir-Simpson - que vai até 5 -, sua periculosidade ainda é considerada "severa".

A tormenta, que se desloca em direção ao nordeste com velocidade de 11 quilômetros por hora, tem ventos de 205 quilômetros e rajadas de 250 quilômetros.

O olho do furacão tem diâmetro de 40 quilômetros e produz fortes áreas de convecção num raio de 450 quilômetros, destacou o SMN.

O centro prevê que, às 13h locais (15h em Brasília), Norbert ainda manterá sua força e ficará 610 quilômetros a sudoeste de Cabo San Lucas, extremo sul da Baixa Califórnia Sul.

Os meteorologistas recomendaram que os navegantes redobrem as precauções nas proximidades do furacão e que a população se mantenha informada pelo efeito da ressaca e chuvas nos estados de Colima, Jalisco, Nayarit e Baixa Califórnia Sul.

Norbert, o sétimo furacão da temporada no Pacífico, pode chegar ao litoral da Baixa Califórnia nesta sexta-feira. 

Leia mais sobre Norbert

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.