Fenômeno de categoria 3 deve ganhar mais força antes de atingir o território mexicano e provocará fortes chuvas e inundações

O furacão Karl ganhou mais força ao se deslocar pelas águas quentes do sul do Golfo do México e seus ventos chegaram a 195 km/h nesta sexta-feira.

Ondas da praia de Maracaibo em Nautla, no Estado mexicano Veracruz, ficam agitadas com proximidade do furacão Karl
AP
Ondas da praia de Maracaibo em Nautla, no Estado mexicano Veracruz, ficam agitadas com proximidade do furacão Karl
O Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês) indicou em seu boletim das 9h (horário de Brasília) que o Karl já subiu para a categoria 3 de intensidade em uma escala que vai de 1 a 5, advertindo que o fenômeno provocará fortes chuvas e inundações no litoral sudeste do México.

O Karl está a 80 quilômetros a nordeste do Estado de Veracruz (México) e a 240 quilômetros a sudeste de Tuxpán. Nessa trajetória, o olho de Karl tocará terra no litoral mexicano "ainda nesta sexta-feira e se movimentará em direção ao interior durante a noite da sexta-feira e a madrugada de sábado", acrescentou o instituto.

Os meteorologistas destacaram que é possível que Karl se intensifique ainda mais antes de chegar à terra.

O governo mexicano emitiu um alerta de furacão válido por 36 horas para a costa do país, abrangendo a região que vai desde Veracruz até Cabo Vermelho, e outro com prazo de 48 horas para o norte de Cabo Vermelho até La Cruz.

Por outro lado, o furacão Igor continua perdendo força, mas também tem ventos de até 195 km/h e segue rumo às ilhas Bermudas com categoria 3.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.