escassez de gasolina , diz senadora - Mundo - iG" /

Furacão Ike causa escassez de gasolina , diz senadora

A senadora americana pelo Estado do Texas Kay Bailey Hutchison afirmou que as refinarias de petróleo do Estado foram paralisadas pelo furacão Ike e poderão ser necessários de oito a nove dias para a recuperação no setor. Em uma entrevista à rede de televisão americana CBS, Hutchison disse que a falta de energia elétrica e as inundações causadas pelo Ike significam que a gasolina refinada ficará em uma situação de escassez.

BBC Brasil |

"Acredito que isto será sentido na próxima semana, teremos uma escassez de gasolina. E as pessoas precisam estar preparadas para isto", disse a senadora à CBS.

Hutchison afirmou que cerca de 2 milhões de pessoas em todo o Texas estão sofrendo com a falta de energia elétrica e mais de 40 mil pessoas que deixaram suas casas estão espalhadas pelo Estado.

A produção de petróleo foi paralisada em 15 refinarias de petróleo no Texas, incluindo a refinaria da gigante Exxon Mobil em Baytown. Juntas, as 15 refinarias são responsáveis por pouco menos de 25% da capacidade de produção de combustível dos Estados Unidos.

A tempestade também fechou a produção de petróleo cru no Golfo do México, região responsável por 25% da produção total do país.

Visita
O presidente americano George W. Bush anunciou neste domingo que vai visitar o Texas na terça-feira.

"Analisei meus planos durante o final de semana e irei para o Texas na terça-feira para dar o apoio do governo federal, simpatia por um lado e também apoio, para este esforço de recuperação e reconstrução", afirmou o presidente em Washington.

A respeito da possível escassez de combustíveis, Bush afirmou que está preocupado com aumentos de preços, mas acrescentou que facilitou a importação do produto.

"Ainda é cedo para analisar a situação, mas posso afirmar que um dos oleodutos que sai da área da Costa do Golfo está funcionando. E repito o que disse ontem (sábado), que o governo federal junto com os governos estaduais, vai monitorar cuidadosamente se os consumidores serão enganados", disse.

Bush acrescentou que o trabalho para retomar o fornecimento de energia elétrica e água, além da retirada dos destroços, será o mais rápido possível.

O furacão chegou ao Estado do Texas no sábado com ventos de 175 quilômetros por hora, inundando a região costeira, arrancando telhados das casas e deixando milhões de pessoas sem eletricidade.

Antes de perder força e ser rebaixado para a categoria de depressão tropical, Ike causou destruição em uma área faixa de 800 quilômetros na área do Golfo do México. Os danos causados podem chegar a US$ 8 bilhões.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG