Furacão Ike avança rumo ao centro de Cuba com ventos de 155 km/h

O furacão Ike avança nesta segunda-feira sobre a região oeste de Cuba com ventos máximos de 155 km/h e deve percorrer nas próximas horas quase toda a ilha até a região leste e, depois, seguir para o Golfo do México, informou o Centro de Furacões (NHC) americano em seu boletim mais recente.

AFP |

"Ike assola fortemente Cuba. O olho do furacão está sobre Camagüey", indicou o NHC.

O alerta de furacão foi ativado para as províncias cubanas de Guantánamo, Santiago de Cuba, Holguín, Las Tunas, Granma, Camagüey, Ciego de Avila, Villa Clara, Santi Spiritus, Cienfuegos e Matanzas, informou o organismo.

Além disso, um alerta de tempestade tropical está vigente na Flórida, nos Estados Unidos, de Ocean Reef até Dry Tortugas no extremo sul.

Às 08H00 local (12H00 GMT), o centro do furacão Ike estava 35 km ao sul de Camagüey, Cuba. O furacão se deslocava para o oeste a 22 km/h, e deve se movimentar para o oeste noroeste. Nesta trajetória o furacão se movimentará sobre o centro de Cuba hoje e para o sudeste do Golfo do México na terça-feira.

Os ventos máximos de Ike são de 155 km/h, o que o caracteriza um furacão de categoria 2 na escala Saffir-Simpson (que vai até 5). Ike pode perder força à medida que avança sobre o território cubano.

O furacão Ike obrigou a evacuação de mais de um milhão de pessoas em Cuba, antes de começar a atingir a ilha nesta segunda-feira, onde provocou inundações, ondas gigantescas, intensas chuvas e ventos, depois de deixar 47 mortos no Haiti.

jco/lm/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG