Furacão ganha força rumo à costa dos Estados Unidos

Irene atinge categoria 3 durante passagem pelas Bahamas e deixa moradores da costa americana em alerta

iG São Paulo |

AP
Imagem de satélite mostra furacão Irene se movimentando para o norte a partir da República Dominicana

O furacão Irene atingiu a categoria 3 nesta quarta-feira, enquanto se desloca do Caribe rumo ao norte e deixa em alerta moradores da costa dos Estados Unidos, onde deve chegar no fim de semana.

O Irene ganhou força quando passava pelas Bahamas e pelas ilhas Turcars e Caicos, atingindo ventos de até 185 km/h. Até agora, não há informações sobre danos graves nestes locais.

Autoridades dos EUA disseram que o furacão pode causar enchentes, cortes de energia e "danos mais graves" pela costa americana se chegar à categoria 4.

A população nas Carolinas do Norte e do Sul, na costa sudeste dos EUA, já se prepara para a chegada do Irene, o primeiro furacão da temporada de 2011 no Atlântico. Trata-se também do primeiro furacão a representar uma ameaça séria ao país desde o Ike, que atingiu o Texas em 2008.

Na segunda-feira, a passagem do Irene por Porto Rico causou a derrubada de árvores e cortes de energia que afetaram mais de um milhão de pessoas. O presidente dos EUA, Barack Obama, declarou estado de emergência no país. Em seguida, o furacão seguiu para a República Dominicana, onde fortes tempestades deixaram centenas de desabrigados e também provocaram cortes de energia.

Com AP e Reuters

    Leia tudo sobre: furacãoireneeuacaribebahamasrepública dominicana

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG