Furacão deixa 20 mortos e 36 feridos no Haiti

Cerca de seis mil famílias estão desabrigadas após a passagem do Tomas pelo país, que vive epidemia de cólera

iG São Paulo |

AP
Foto aérea mostra regiões que ficaram alagadas depois da passagem do furacão pelo Haiti
A passagem do furacão Tomas pelo Haiti na sexta-feira deixou pelo menos 20 mortos, 36 feridos e cerca de 6 mil famílias desabrigadas, indicou nesta segunda-feira a Defesa Civil haitiana. O balanço anterior era de oito mortos.

A região mais atingida foi o departamento de Grand'Anse, no sudeste do país, com sete mortos e sete desaparecidos, segundo a Defesa Civil. Ao todo, 857 casas foram destruídas e 5 mil ficaram danificadas no departamento, onde 5.950 famílias não têm para onde ir.

Nesta segunda-feira, várias estradas continuavam bloqueadas devido às fortes inundações e aos deslizamentos de terra provocados pela passagem do Tomas, que em seguida se dissipou no Atlântico. O furacão já havia provocado a morte de 14 pessoas na ilha de Santa Lúcia, ao sul da Martinica.

Cólera

O Haiti também sofre com uma epidemia de cólera que já matou 544 pessoas, segundo dados publicados nesta segunda-feira pelo ministério da Saúde, que já contabiliza mais de 8 milinternações pela doença.

Uma médica de uma organização de caridade americana trabalhando em Porto Príncipe afirmou à BBC que já identificou casos suspeitos de cólera na capital haitiana. Kara Gibson, da organização Samaritan Purse, disse que algumas pessoas em Cité Soleil, maior favela da cidade, já apresentam sintomas da doença.

Segundo Kara, se for confirmado que a epidemia chegou a Cité Soleil, o Haiti "pode esperar uma explosão (no número de contaminados)".

As autoridades temem que o surto se agrave ainda mais depois da passagem do furacão Tomas, principalmente por causa das fortes chuvas. O rio Artibonite, por exemplo, suspeito de ser o principal foco do cólera haitiano, transbordou no fim de semana por causa das tempestades.

*Com AFP e BBC

    Leia tudo sobre: haiticólerafuracãotomasinundação

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG