Darby alcança a categoria 3 para furacões, com ventos de até 185 quilômetros por hora

O furacão Darby ganhava força no oceano Pacífico, próximo ao litoral do México, e se transformou em uma forte tempestade nesta sexta-feira, mas deve se enfraquecer ao se deslocar para o continente no fim de semana, disse o Centro de Furacões dos Estados Unidos.

O Darby alcançou a categoria 3 para furacões, com ventos de até 185 quilômetros por hora, a 395 quilômetros sul-sudoeste da cidade litorânea de Acapulco, no México. A tempestade estava se deslocando no sentido oeste-noroeste, a 11 quilômetros por hora, e deve mudar de direção para o nordeste no final de semana, disse o centro de furacões em Miami.

Imagem de satélite mostra a localização do furacão Darby no Oceano Pacífico
AFP
Imagem de satélite mostra a localização do furacão Darby no Oceano Pacífico

Furacões no Pacífico podem afetar centros turísticos no litoral mexicano, mas não ameaçam instalações petrolíferas, localizadas em grande parte no Golfo do México.

Ainda no Pacífico, a tempestad Celia perdeu força depois de chegar à categoria 5, nível mais alto de uma tempestade. Esse furacão não é uma ameaça ao continente, e especialistas dizem que poderia dissipar em meados da próxima semana.

O Celia, primeiro furacão da temporada do Pacífico, estava a 1.330 quilômetros ao sudoeste da Baixa Califórnia com ventos que chegaram a 240 quilômetros por hora. Ele deve continuar se deslocando ao oeste-noroeste, se distanciando do continente e se enfraquecendo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.