Furacão Bill se dirige para ilhas Bermudas

MIAMI - O furacão Bill, o primeiro da temporada do Atlântico de 2009, seguiu se movimentando em mar aberto nesta segunda-feira, em direção às Ilhas Bermudas, onde deve chegar no próximo fim de semana, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.

Reuters |

A temporada de furacões, de seis meses, começou em ritmo lento este ano, sem tempestades nos primeiros dois meses e meio, mas ganhou força no fim de semana passado com o avanço de três tempestades tropicais, Ana, Bill e Claudette, formadas em apenas um dia.


Furacão Bill toma força em mar aberto / AFP

A tempestade tropical Claudette, que chegou à costa da Flórida, no extremo sul, na manhã desta segunda-feira, provocou chuvas, se enfraqueceu, passando a uma depressão tropical, e se dirige para o sul do Alabama, informou o Centro, cuja sede fica em Miami.

A depressão tropical Ana passa pelo nordeste do Caribe e deve atingir a República Dominicana no final desta segunda-feira, podendo dissipar-se.

Mas a previsão é que o furacão Bill se fortaleça. Os especialistas preveem que passará à categoria 3 na classificação dos furacões por volta de quarta-feira, mantendo ventos de mais 177 km/h.

Furacões nas categorias 3, 4 e 5 na escala de intensidade Saffir-Simpson são os do tipo mais destrutivo.

O caminho pais provável do Bill seria através das ilhas mais ao norte do Caribe, dirigindo-se depois para a costa leste dos EUA, disseram os encarregados da previsão do tempo. Ele deve alcançar as Bermudas no sábado de manhã.

Alguns modelos de computadores sugeriram que Bill poderia alcançar a categoria 4, com ventos de mais de 210 km/h.

Leia mais sobre furacões

    Leia tudo sobre: furacões

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG