Funes quer sede regional da Embrapa em El Salvador

San Salvador, 31 ago (EFE).- O presidente de El Salvador, Mauricio Funes, visitará o Brasil no próximo dia 9 e disse hoje que vai buscar fazer com que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) instale uma sede regional no país.

EFE |

Em entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira, Funes disse que a Embrapa planeja instalar uma sede na América Central, em El Salvador ou no Panamá.

No último dia 18, o vice-presidente e chanceler panamenho, Juan Carlos Varela, deu como certa a instalação de uma sede da Embrapa em seu país depois de uma reunião com o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge.

Em sua visita ao Brasil, que deve se estender até o dia 11 de setembro, Funes se reunirá com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a assinatura de "alguns acordos de cooperação técnica".

Um deles será um convênio de cooperação com o Governo brasileiro para obter facilidades na importação de remédios genéricos e outro para que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) conceda ajuda técnica o Banco Multisetorial de Investimentos (BMI) de El Salvador.

Segundo Funes, o Governo brasileiro deve "financiar alguns projetos sociais importantes", entre os quais mencionou o Ciudad Mujer ("Cidade Mulher"), impulsionado pela primeira-dama Vanda Pignato, que é brasileira e titular da Secretaria de Inclusão Social de El Salvador. EFE cp/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG