Funeral de líder iraquiano será amanhã no centro de Teerã

Teerã, 26 ago (EFE).- O funeral do líder xiita iraquiano Abdel Aziz al-Hakim, que morreu por causa de um câncer de pulmão, acontecerá amanhã no centro de Teerã, informou a agência de notícias iraniana Isna.

EFE |

Segundo a fonte, o cortejo fúnebre deve partir às 9h (1h30 de Brasília) em direção à Embaixada do Iraque em Teerã.

Hakim, de 56 anos, liderava a Assembléia Suprema Islâmica do Iraque, a organização política mais numerosa e influente deste país.

A longa doença, detectada no ano passado em um hospital do Texas, Estados Unidos, tinha aberto um debate sobre sua sucessão e prolongado mais incertezas sobre as eleições previstas para janeiro.

No fim de semana passado, o líder xiita tinha sido hospitalizado de novo em Teerã, onde fazia tratamento de quimioterapia desde maio, após agravar seu estado de saúde.

Hakim tinha substituído seu irmão, o aiatolá Mohamad Baqer al-Hakim, assassinado em agosto de 2003 em um atentado com um carro-bomba colocado diante da fachada principal de uma das grandes mesquitas da cidades santa xiita de Najaf, no sul do Iraque.

Quando Saddam foi deposto, em abril de 2003, Hakim estava entre os 25 membros que constituíram o Conselho de Governo, uma espécie de Governo de transição, nomeado por Paul Bremer.

Hakim foi líder do maior grupo parlamentar iraquiano, a Aliança Iraquiana Unida, substituída há dois dias por uma nova coalizão de partidos: a Coalizão Nacional Iraquiana.

A Assembléia Suprema Islâmica do Iraque, próxima ao Irã, é um dos pilares fundamentais desta nova coalizão. EFE jm-msh/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG