Seul, 25 jun (EFE).- O diretor do Departamento dos EUA para as Coréias, Sung Kim, viajará amanhã a Pyongyang para presenciar na sexta-feira a destruição de uma torre de esfriamento no complexo nuclear, informa hoje a agência sul-coreana Yonhap.

Segundo a agência, Pyongyang deve ainda entregar amanhã seu inventário nuclear à China através de sua Embaixada em Pequim.

A Coréia do Norte se mostrou disposta a declarar nesta quinta-feira seu programa nuclear, pendente desde o fim do ano passado, e a destruir uma torre de esfriamento da instalação nuclear de Yongbyon como parte de seu processo de desnuclearização, segundo algumas fontes.

A "Yonhap" indicou que a Coréia do Norte convidou a imprensa dos países-membros do diálogo nuclear de seis lados para transmitir ao vivo a destruição da torre de esfriamento.

As negociações de seis lados destinadas a pôr fim ao programa nuclear do regime norte-coreano, que têm a participação das duas Coréias, China, Japão, Rússia e EUA, deve ser retomada no princípio de julho. EFE ce/mh

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.