enganosas do Irã - Mundo - iG" /

Funcionário dos EUA alerta sobre operações financeiras enganosas do Irã

Abu Dhabi, 19 nov (EFE).- O subsecretário do Tesouro dos Estados Unidos para Terrorismo e Inteligência Financeira, Stuart Levey, advertiu hoje que o Irã está imerso em uma conduta financeira enganosa com a qual pretende burlar os controles financeiros internacionais em benefício de seu programa nuclear.

EFE |

Levey, de visita oficial nos Emirados Árabes Unidos, reiterou aos jornalistas que o empenho do Irã de prosseguir com seu programa de enriquecimento de urânio, apesar das sanções impostas pela ONU, não só representa uma ameaça para os EUA, mas também para os países do Golfo Pérsico.

Neste sentido, concretizou que o emirado está especialmente exposto a estas supostas manobras de Teerã devido aos "profundos vínculos financeiros, familiares e comerciais" que existem entre os dois países.

Por isso, Levey se mostrou a favor de reforçar a cooperação internacional para se proteger das transações comerciais e financeiras de caráter ilegal.

Além disso, empresas e homens de negócios do Irã supostamente utilizam certificados de uso final de companhias não existentes em Dubai para realizar transações que buscam financiar o programa nuclear e a fabricação de mísseis, afirmou Levey.

Também mencionou que algumas empresas supostamente ajudam Teerã a burlar as sanções impostas pelo Conselho de Segurança da ONU, e citou nesse sentido o Banco de Desenvolvimento das Exportações do Irã e o grupo de transporte marítimo Irisil.

Levey expressou a preocupação americana durante as reuniões que na terça-feira manteve nos Emirados Árabes Unidos, país ao qual chegou procedente de Israel dentro de uma viagem que vai terminar no final desta semana na França e no Reino Unido. EFE mys/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG