Fujimori sofre de uma infeccção cancerígena, segundo sua filha

O ex-presidente Alberto Fujimori sofre de leucoplasia, uma infecção pré-cancerígena na cavidade bucal, e é possível que se submeta a uma intervenção cirúrgica, informou sua filha, a parlamentar Keiko Fujimori, nesta terça-feira.

AFP |

"O mais provável é que tenham que operá-lo para eliminar a leucoplasia e assim possam determinar com precisão se é benigna ou maligna", disse Keiko a uma emissora de televisão.

Keiko Fujimori revelou que a infecção foi diagnosticada há três semanas, mas os medicamentos que seu pai está tomando não estão surtindo o efeito esperado.

A infecção foi detectada no mesmo local onde há 10 anos Fujimori realizou uma intervenção cirúrgica, contou a congressista.

A filha mais velha do ex-chefe de Estado pediu ao presidente Alan Garcia que mude o regime de detenção de seu pai.

O ex-governante está na sede da Divisão de Operações Especiais da Polícia Peruana, onde é julgado da acusação de violação dos direitos humanos.

"Ele continuará a enfrentar todos os processos, mas em condições justas, não estou pedindo um favor", disse, descartando a possibilidade de o ex-presidente pedir anistia.

Fujimori é acusado pela promotoria de ser o autor intelectual das matanças de Bairros Altos em 1991 e La Cantuta em 1992, realizadas por um esquadrão da morte do exército, que deixaram 25 mortos, durante o conflito interno contra a organização maoísta Sendero Luminoso.

O processo começou no dia 10 de dezembro de 2007, e o promotor José Peláez pede pena de 30 anos de prisão.

rm/cl/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG