Fujimori realiza exames cardiovasculares em hospital de Lima

Lima, 14 jul (EFE).- O ex-presidente peruano Alberto Fujimori, que atualmente enfrenta um julgamento por corrupção, realiza hoje exames médicos no Instituto Nacional de Doenças Neoplásicas (Inen), em Lima, para determinar as causas de sua hipertensão.

EFE |

"Hoje, está se submetendo a todos os exames e à avaliação cardiovascular devido ao problema da hipertensão arterial um pouco descontrolada que vinha se manifestando desde a última semana", disse à Agência Efe o médico de Fujimori, Alejandro Aguinaga.

Durante o julgamento contra o ex-líder pelo pagamento de US$ 15 milhões com dinheiro público a seu ex-assessor Vladimiro Montesinos, em 2000, que começou ontem, Fujimori pediu até duas vezes consultas médicas.

O médico indicou que, durante a audiência de ontem, o ex-governante peruano estava com hipertensão arterial "de 19/11", e acrescentou que Fujimori também aproveitará sua visita ao Inen para fazer outros exames médicos, por ter passado mais de um ano desde que operou de um câncer na língua.

Aguinaga, que também é congressista pela fujimorista Aliança pelo Futuro, disse que Fujimori espera retornar hoje mesmo à sede da Direção de Operações Especiais, onde se encontra recluso desde setembro de 2007, para continuar o julgamento.

Amanhã, está prevista uma audiência pelo julgamento dos US$ 15 milhões, antes da leitura de sentença na sexta-feira, se os exames médicos confirmarem que Fujimori pode continuar com o processo.

O julgamento por este caso de corrupção será rápido, porque Fujimori recorreu ontem à figura da "conclusão antecipada", após admitir os fatos, mas não a responsabilidade penal nem a reparação civil. EFE wat/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG