se considera inocente - Mundo - iG" /

Fujimori continuará assistindo a julgamento porque se considera inocente

Lima, 12 jun (EFE).- O ex-presidente peruano Alberto Fujimori (1990-2000) seguirá assistindo a seu julgamento por violações dos direitos humanos, porque sabe que é inocente, afirmou hoje o congressista e médico pessoal do ex-governante, Alejandro Aguinaga.

EFE |

O legislador falou sobre o estado de saúde de Fujimori, que se recupera da operação de uma lesão cancerígena na língua, e hoje foi levado ao Instituto Nacional de Doenças Neoplásicas (Inen) para retirar os pontos aplicados na cirurgia.

Ao ser consultado pelos jornalistas, Aguinaga disse que os médicos do Inen recomendaram que Fujimori siga participando do julgamento, mas em apenas meio período.

"Ele decidiu assistir à audiência (da última quarta-feira, dia em que o julgamento foi retomado), em detrimento de sua própria saúde", assinalou Aguinaga.

Ele acrescentou que Fujimori está sentindo dores na região operada, onde há uma inflamação, devido à extirpação da leucoplasia que atingia sua língua.

O parlamentar ressaltou a atitude do ex-governante, que "voluntariamente decidiu continuar assistindo ao julgamento para evitar que seja suspenso pela incapacidade de comparecimento do acusado".

Fujimori é processado pelos massacres de Barrios Altos (1991) e La Cantuta (1992), no qual morreram 25 pessoas, e pelos seqüestros do jornalista Gustavo Gorriti e do empresário Samuel Dyer, após o autogolpe de Estado de 1992. EFE mmr/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG