Fuga de Óscar Tulio Lizcano é um novo revés às Farc

Bogotá, 26 out (EFE) - A fuga do ex-congressista Óscar Tulio Lizcano, com ajuda de um guerrilheiro e após mais de oito anos de cativeiro, é o último golpe do Governo do presidente Álvaro Uribe às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). A seguir estão as ações mais representativas que levaram a um enfraquecimento sistemático das Farc. 2004 - 2 de janeiro: Ovidio Ricardo Palmeira, conhecido como Simón Trinidad, chefe de finanças do grupo, é capturado em Quito, no Equador. Trinidad, extraditado aos Estados Unidos em 31 de dezembro de 2005, foi condenado nesse país, em 28 de janeiro de 2007, a 60 anos de prisão por conspirar para o seqüestro dos três americanos. - 10 de fevereiro: Detida Nayibe Rojas Valderrama, conhecido como Sonia, e que militou durante 14 anos nas Farc. Ela foi extraditada em 10 de março de 2005 aos EUA, onde cumpre pena de quase 17 anos de prisão por narcotráfico.

EFE |

- 13 de dezembro: "Rodrigo Granda", considerado "chanceler" do grupo rebelde, é capturado na capital venezuelana por um caçador de recompensas que o entregou à Polícia colombiana em uma cidade fronteiriça.

Em 4 de junho de 2007, o Governo concordou em libertar Granda por pedido do presidente francês, Nicolas Sarkozy. O ex-guerrilheiro está foragido.

- 15 de dezembro: Erminso Cabrera Cuevas, o "Mincho", é detido na cidade de Ibagué, no sudoeste. Atualmente ele está em uma prisão dos EUA e enfrenta um processo por narcotráfico.

2006 - 17 de fevereiro: Giovanny David Santamaría, conhecido como "Rubén" ou "Popeye", que participou do seqüestro e morte do governador de Antioquia, Juan Guillermo Gaviria, e do ex-ministro da Defesa Gilberto Echeverri, morreu em um confronto com o Exército.

2007 - 15 de junho: Morre em combate Milton Sierra ("Jota Jota"), líder da frente urbana Manuel Cepeda da guerrilha em Cali, acusado de participar da invasão da Assembléia de Valle del Cauca em 11 de abril de 2002, na qual seqüestraram 12 deputados regionais, 11 dos quais foram assassinados em 18 de junho de 2007.

- 1º de setembro: O guerrilheiro Tomás Medina Caracas, conhecido como "El Negro Acacio", responsável pelo tráfico de drogas dentro das Farc e chefe da frente 16, morreu em um choque com o Exército na região de Vichada, no leste do país.

- 25 de outubro: Gustavo Rueda Díaz ("Martín Caballero"), chefe do grupo no Caribe colombiano e que seqüestrou o ex-chanceler e ex-refém Fernando Araújo, foi assassinado por militares.

2008 - 1º de março: Em uma operação militar colombiana contra um acampamento das Farc no Equador morreram o "número dois" da guerrilha, Luis Edgar Devia, o "Raúl Reyes", e outras 25 pessoas.

- 7 de março: "Ivan Ríos", apelido de Manuel Jesús Muñoz, membro do comando central das Farc, é assassinado por seu chefe de segurança, Pedro Pablo Montoya ("Rojas"), que deu como prova do ato ao Exército a mão direita do rebelde e um computador.

- 26 de março: Morre de insuficiência cardíaca Pedro Antonio Marín, conhecido como "Manuel Marulanda" ou "Tirofijo", de 78 anos e considerado o guerrilheiro "mais velho do mundo", pelo qual o Governo colombiano oferecia uma recompensa de 5 bilhões de pesos (US$ 2,8 milhões).

- 18 de maio: "Karina", apelido de Nelly Ávila Moreno, chefe da frente 47 e única mulher na história das Farc com cargo de comandante, se rendeu na região de Antioquia a tropas militares e ao Departamento Administrativo de Segurança (DAS) pela pressão do Exército.

- 2 de julho: A ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt, três americanos e 11 soldados e policiais foram libertados pelo Exército, na chamada Operação Xeque.

- 23 de outubro de 2008: O ministro de Defesa colombiano, Juan Manuel Santos, afirma que o líder máximo das Farc, Guillermo León Sáenz, conhecido como "Alfonso Cano", ficou ferido na mão durante um combate com o Exército há dois meses.

- 26 de outubro de 2008: Óscar Tulio Lizcano foge junto o chefe guerrilheiro que o vigiava e, após caminhar por três dias pelas florestas do noroeste da Colômbia, se encontrou com o Exército. EFE cpy/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG