Frota russa está pronta para zarpar para Venezuela

Vários navios de guerra da Rússia estão prontos para zarpar em direção à Venezuela, onde participarão de manobras militares conjuntas com a Marinha local, revelou neste domingo um oficial russo à agência RIA Novosti.

AFP |

"Uma flotilha da Frota do Norte, incluindo a nau capitânia, o cruzador lança-mísseis de propulsão nuclear 'Pedro, o Grande', o destróier 'Almirante Chabanenko' e navios de escolta zarparão em breve de Severomorsk", declarou Igor Dygalo, subcomandante da Marinha russa.

"Durante esta viagem, os navios de guerra russos participarão de manobras conjuntas com a Marinha venezuelana".

O presidente venezuelano, Hugo Chavez, que visitará Moscou esta semana, confirmou recentemente que uma frota militar russa chegaria às águas territoriais da Venezuela em "novembro ou dezembro", para participar de manobras conjuntas.

Estas manobras, inéditas no Caribe desde o fim da Guerra Fria, serão realizadas em uma região dos Estados Unidos considerada há um século como zona de influência americana, e no momento em que as relações entre Moscou e Washington estão abaladas pela intervenção russa na Geórgia.

Em setembro, dois bombardeiros russos TU-160 permaneceram por uma semana na Venezuela para realizar "vôos de treinamento", no que Chávez chamou de "advertência" aos Estados Unidos.

    Leia tudo sobre: chavezchávez

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG