Frota dos EUA com ajuda humanitária para a Geórgia entrará hoje no Mar Negro

Istambul, 22 ago (EFE).- O primeiro dos três navios de guerra americanos que transportam ajuda humanitária à Geórgia atravessou hoje os estreitos marítimos da Turquia e entrará hoje mesmo no Mar Negro, informou a televisão NTV.

EFE |

Trata-se do destróier USS McFaul, com comida infantil, água engarrafada e produtos de higiene, que, após deixar para trás o estreito de Dardanelos e o do Bósforo, chegará à Geórgia em dois dias para atender as necessidades da população atingida pelo conflito entre os Exércitos georgiano e russo.

No entanto, a passagem dos navios da Marinha americana por território turco esteve em meio à polêmica, já que, segundo alguns analistas, é uma violação da Convenção de Montreux, que regulamenta o tráfego marítimo através dos estreitos que dão passagem ao Mar Negro.

Em tempos de paz, até nove navios de guerra de países estrangeiros que não excedam as 10.000 toneladas de carga podem atravessar os estreitos de Dardanelos e do Bósforo. As embarcações podem permanecer no local por até três semanas, avisando ao Governo turco com 15 dias de antecipação.

A Aliança desvinculou hoje a presença destes navios com o conflito no Cáucaso e lembrou que este posicionamento, de três semanas de duração, é rotineiro e foi planejado há mais de um ano.

A Turquia autorizou a passagem da frota americana com destino à Geórgia, alegando que são navios com ajuda humanitária, o que os exclui das restrições da Convenção de Montreux. EFE Amu/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG