Frio polar assola Europa e paralisa norte da Alemanha

A Europa, mas também grande parte dos Estados Unidos, continua enfrentando uma onda de frio polar acompanhada de nevascas que paralisam aeroportos e estradas, principalmente na Alemanha.

AFP |

A circulação viária está quase totalmente bloqueada no norte da Alemanha, com cerca de 200 pessoas presas em seus veículos.

"A situação é dramática no norte do país", avisou Maxi Hartung, do Clube de Automóveis da Alemanha. "Pessoas estão bloqueadas há horas na autoestrada A20", destacou.

Toda a Alemanha está coberta de neve, sobretudo o norte e o leste. Em Leipzig (leste), caíram 29 cm de neve. Em Berlim, foram 27 cm, e em Hamburgo, 12 cm, segundo os serviços meteorológicos. A situação não deve melhorar, já que outras nevascas estão previstas no centro e no leste do país.

O tráfego aéreo, assim como o ferroviário, continua perturbado em muitas regiões, principalmente em Frankfurt, terceiro maior aeroporto da Europa em número de passageiros. Sessenta e um voos foram cancelados na manhã deste domingo, depois dos 255 da véspera.

Na Suíça, o aeroporto internacional de Genebra foi fechado de madrugada, mas deve reabrir na tarde deste domingo. No aeroporto, fechado desde 01H00 (22H00 de sábado, pelo horário de Brasília), milhares de pessoas estão aguardando a reabertura para poder viajar.

Na França, mil passageiros ficaram presos no aeroporto de Lyon (centro-leste), entre eles 500 britânicos que iriam esquiar nos Alpes e cujos voos charter com destino a Grenoble e Chambéry tiveram que ser desviados por causa da neve.

Estes turistas devem ser transportados de ônibus para as estações de esqui.

Os voos começaram a ser retomados no fim da manhã no aeroporto de Lyon, e o tráfego também está voltando progressivamente ao normal no aeroporto parisiense de Roissy-Charles-De-Gaulle, onde metade dos voos da véspera foram suspensos ou sofreram atrasos.

O Reino Unido também foi assolado por mais nevascas na noite de sábado para domingo, porém menos importantes que o previsto. Os principais aeroportos estão abertos, mas o tráfego aéreo continua perturbado, com atrasos e alguns cancelamentos. A Eurostar continua trabalhando com um serviço limitado.

Pelo menos 26 pessoas morreram na Grã-Bretanha desde o início da onda de frio, segundo a imprensa.

Na Polônia, chuvas geladas perturbaram o tráfego ferroviário no eixo Varsóvia-Cracóvia, um dos principais do país. Cerca de 80.000 casas ficaram sem eletricidade na região entre Czestochowa e Katowice, no sul do país.

Na Holanda, os serviços meteorológicos advertiram para o risco de acidentes provocados pelo gelo nas estradas.

Na Bélgica, o transporte aéreo está funcionando quase normalmente.

Os Estados Unidos também enfrentam uma onda de frio polar, acompanhada de nevascas inusuais no estados do sul do país. A Flórida (sudeste) se encontra sob temperaturas historicamente baixas.

Leia mais sobre: frio

    Leia tudo sobre: alemanhaeuropafrio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG