Frio persiste no México

México, 9 jan (EFE).- O México continua hoje sob condições de frio intenso, especialmente nos estados do norte do país, e com clima difícil no Golfo do México, onde nove portos estão fechados ao tráfego marítimo por causa das intensas ondas na região, disseram à Agência Efe fontes oficiais.

EFE |

O ponto mais gelado do país foi localizado no estado de Durango (norte), com nove graus abaixo de zero, mas também afeta estados como Tamaulipas, Nuevo León, Chihuahua, Veracruz, e em diferente medida a vários do centro do México, disse à Efe o meteorologista Jaime Albarrán.

Sete graus negativos foram registrados em Saltillo, capital de Coahuila. Nos municípios de Zaragoza, Arramberri e Galeana, todos em Nuevo León, onde a Defesa Civil se mobilizou para levar alimentos e cobertores a pessoas que possam precisar, as temperaturas caíram a oito graus abaixo de zero.

No Golfo do México autoridades marítimas decretaram o fechamento de nove portos comerciais e petrolíferos assentados em quatro dos estados do país junto à região.

Fontes da Secretaria de Comunicações e Transportes informaram hoje que em Tamaulipas foram fechados a qualquer tipo de navegação os portos de Tampico e Altamira, e em Veracruz, os portos de Veracruz, Alvarado, Coatzacoalcos e Tuxpan, os dois últimos petrolíferos.

Até o momento por causas diretas relacionadas com o frio incomum foram registradas pelo menos duas mortes no país, uma em Nuevo León e outra em Tamaulipas, segundo fontes estaduais.

Ontem nove estados do país suspenderam a volta às aulas após as férias do Natal e Fim de Ano até a próxima segunda-feira, na maioria dos casos. EFE me-jac-eap/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG