Freira de origem alemã vai dirigir a ordem de Madre Teresa na Índia

Uma freira de ascendência alemã foi eleita para dirigir a ordem das Missionárias da Caridade, fundada em 1950 por Madre Teresa de Calcutá (leste da Índia), anunciou a congregação.

AFP |

A irmã Mary Prema foi escolhida na terça-feira para substituir a indiana Nirmala Joshi, 74 anos, que se aposentou por motivos de saúde depois de ter sucedido Madre Teresa após a morte desta, em 5 de setembro de 1997.

"A irmã Nirmala desejava continuar uma vida contemplativa dentro da congregação", disse à AFP uma porta-voz, antes de afirmar que a nomeação de Prema deve ser ratificada pelo Vaticano.

Madre Teresa foi beatificada por João Paulo II em outubro de 2003. Sua canonização permanece em aberto até que aconteça um novo milagre, como o de uma indiana que foi milagrosamente curada de câncer, segundo a Igreja.

Nascida em 26 de agosto de 1910 em uma família albanesa em Skopje, capital de Macedônia, a Madre Teresa - cujo nome verdadeiro era Agnes Gonxha Bojaxhiu - chegou como noviça à Índia em 1929. Em 1950 fundou em Calcutá a ordem das Missionárias da Caridade e adotou a nacionalidade indiana no ano seguinte.

Em 1979 recebeu o Prêmio Nobel da Paz por sua dedicação aos pobres, enfermos e moribundos dos subúrbios de Calcuta.

str-nr/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG