Franceses são convocados para greve geral na próxima quinta-feira

Confrontados diariamente com a crise e a ameaça que paira sobre milhares de empregos, os franceses foram convocados pelos sindicatos para um dia de greve geral, na próxima quinta-feira, num movimento que anunciam ser o mais importante desde que Nicolas Sarkozy chegou ao poder, em maio de 2007.

AFP |

O apelo à paralisação foi lançado, de maneira pouco habitual, por todas as centrais sindicais francesas, com um objetivos comuns: a defesa do emprego, do poder aquisitivo e dos serviços públicos.

A greve também conta com o apoio de todos os partidos da esquerda francesa, além de um grande número de diferentes associações de base e líderes comunitários como padres, jovens e organizações de bairro.

"A paralisação terá uma participação muito importante dos trabalhadores, impressionante, e sem dúvida muito maior que o previsto nos últimos anos", afirmou Bernard Thibault, secretário-geral da principal central sindical francesa, a CGT.

A mobilização sem precedentes, que ganhou ainda mais força com a internet, tem sua base de sustentação no clima social particularmente delicado vivido na França neste momento: os franceses se preocupam com o crescente desemprego em meio à crise, e tentarão evitar a qualquer custo a deterioração das condições financeiras, que já é sentida por dois terços dos franceses, segundo os sindicatos.

"Os trabalhadores estão com a impressão de estar pagando a crise com seus empregos, seus salários, seus direitos sociais, uma crise pela qual não foram nem um pouco responsáveis", declarou dias atrás François Chérèque, chefe da CFDT, segunda maior central sindical francesa.

O governo, ao que parece, está levando a mobilização a sério: Sarkozy chegou a adiar uma viagem à África, que deveria acontecer esta semana.

"Não gostaria de estar no exterior em um dia de greve", teria dito o presidente, segundo fontes do palácio do Eliseu.

bur/ap/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG