satisfeita com cooperação com EUA no Haiti - Mundo - iG" /

França se diz satisfeita com cooperação com EUA no Haiti

Paris, 19 jan (EFE).- O presidente francês, Nicolas Sarkozy, afirmou hoje que as autoridades de seu país estão plenamente satisfeitas com a cooperação permanente entre Estados Unidos e França na gestão da crise humanitária no Haiti.

EFE |

Em comunicado divulgado pelo Palácio do Eliseu, Sarkozy lembrou que, desde falou por telefone na semana passada com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para tratar do terremoto no Haiti, os dois decidiram "somar esforços" para enfrentar a urgência humana e responder às necessidades da reconstrução.

"As autoridades francesas estão, desde então, plenamente satisfeitas com a cooperação entre os dois países e (...) com a coordenação permanente entre os centros de crise do Ministério de Assuntos Exteriores (francês) e do Departamento de Estado americano", afirma o comunicado.

A mensagem de Sarkozy foi divulgada um dia depois das críticas que o secretário de Estado de Cooperação do Governo francês, Alain Joyandet, tinha feito sobre a gestão americana do aeroporto de Porto Príncipe.

O terremoto de 7 graus na escala Richter aconteceu às 19h53 (Brasília) da terça-feira passada e teve epicentro a 15 quilômetros da capital haitiana, Porto Príncipe. Segundo declarações à Agência Efe, o primeiro-ministro do Haiti, Jean Max Bellerive, acredita que o número de mortos superará 100 mil.

O Exército brasileiro informou que pelo menos 17 militares do país que participavam da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah) morreram em consequência do terremoto.

A médica Zilda Arns, fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança, e Luiz Carlos da Costa, o segundo civil mais importante na hierarquia da ONU no Haiti, também morreram no tremor. EFE vm/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG