soberania e independência da Ucrânia - Mundo - iG" /

França reitera respeito à soberania e independência da Ucrânia

Paris, 14 ago (EFE).- A França reiterou hoje seu respeito à soberania e independência da Ucrânia e lembrou que cada país tem livre escolha sobre suas alianças de segurança, após a escalada da tensão diplomática entre Moscou e Kiev.

EFE |

"Pedimos aos dois países que continuem com um diálogo apaziguado", indicou um porta-voz do Ministério francês de Assuntos Exteriores.

Paris ressaltou que as "boas relações entre Rússia e Ucrânia são indispensáveis para a estabilidade na região".

O presidente russo, Dmitri Medvedev, acusou esta semana seu colega ucraniano, Viktor Yushchenko, de desenvolver uma "política anti-russa", com as aspirações de Kiev de fazer parte da Otan.

Yushchenko se mostrou "muito decepcionado" com a carta de Medvedev e não aceitou as críticas em relação aos desejos ucranianos de ingressar na Aliança Atlântica, "que não vão contra a Rússia e cuja decisão final se tomará com a realização de um plebiscito nacional".

Por sua parte, a primeira-ministra ucraniana, Yulia Timoshenko, assinalou que "Ucrânia determinará suas políticas interna e exterior de maneira soberana, sem ingerências estrangeiras". EFE jaf/fk

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG