França proporá nova resolução na ONU sobre Geórgia

A França proporá um novo projeto de resolução ao Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre o conflito no Cáucaso, incluindo o plano de paz aceito, sob condições, por Rússia e Geórgia, disse nesta quarta-feira o embaixador da Bélgica na ONU.

AFP |

Jan Grauls, que preside o Conselho de Segurança este mês, revelou à imprensa que a delegação francesa realiza conversações bilaterais com outros membros do órgão para modificar o texto que havia proposto na segunda-feira e que previa uma trégua imediata e o respeito à integridade territorial da Geórgia.

A parte francesa "vai propor um novo projeto sobre a base do plano de Sarkozy (...) muito em breve", disse Grauls. "Trata-se de uma evolução muito positiva, porque isto indica que a lógica militar que prevalecia até o fim de semana passado deu lugar agora a uma lógica política e diplomática".

O plano Sarkozy prevê, entre outras coisas, que as partes se comprometam a "não recorrer à força e a deter as hostilidades de maneira definitiva", com o retorno das forças georgianas a sua base habitual e a saída do Exército russo para suas posições anteriores ao conflito.

ga/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG